Coesão, Adesão, Tensão Superficial e Capilaridade da Água


Coesão
As moléculas da água estão unidas através das pontes de hidrogênio; essa união entre as moléculas é chamada de coesão, sendo esta a capacidade que uma substância tem de permanecer unida - não necessariamente tendo a ligação de hidrogênio como tipo de ligação -, resistindo à separação.

Tensão Superficial
Essa força de atração entre as moléculas permite que haja um fenômeno chamado de tensão superficial, que pode ser verificado na superfície de separação entre dois fluídos não miscíveis. Ela depende desses compostos e da temperatura do meio. No caso da água, é como se houvesse um filme de água na superfície, por isso alguns insetos conseguem pousar sobre a água sem afundar. A água possui uma tensão superficial maior que dos outros líquidos.

Adesão
Além das forças de coesão, a água também pode aderir-se à outras moléculas. Isso pode ocorrer graças a sua polaridade. A água tende a atrair e ser atraída por outras moléculas polares. Essa atração entre as moléculas de água e outras moléculas polares é chamada de adesão.

Capilaridade
A capilaridade é resultante das interações entre as forças de adesão e coesão da molécula de água. É graças a capilaridade que a água desliza através das paredes de tubos ou entre poros de alguns materiais: quando se coloca um tubo de fino calibre em contato com a água, o líquido tende a subir pelas paredes do tubo, graças às forças de adesão e coesão. A adesão está relacionada com a afinidade entre o líquido e a superfície do tubo, pois há formação de pontes de hidrogênio entre os dois. Graças à coesão das moléculas de água, também proporcionada pelas pontes de hidrogênio, elas mantêm-se unidas, e umas acabam arrastando as outras pela coluna, elevando o nível da água.
Esse fenômeno é muito utilizado pelas plantas no transporte de seiva bruta pelo xilema, da raiz até as folhas.

Comentários