Colocação Pronominal


É a posição do pronome oblíquo átono em relação ao verbo

Próclise

É quando os pronomes pessoais do caso reto antecedem os verbos. Usada quando tiver:
- Advérbios e expressões negativas;
Ex: Não te conheci.

- Pronomes interrogativos;
Ex: Quem me telefonou?

- Pronomes relativos;
Ex: Esta é a praia onde me perdi.

- Pronomes indefinidos;
Ex: Todos o aplaudiram.

- Pronomes demonstrativos;
Ex: Isto me pertence.

- Conjunções subordinativas;
Ex: Quando se encontram, riem.

- Orações exclamativas, optativas e interrogativas;
Ex: Deus te crie!

- Gerúndio precedido de preposição "em".
Ex: Em se lembrando, venha.

Todas essas regras acontecem pois elas são fatores de próclise que atraem o pronome.

Mesóclise

É o caso onde os pronomes pessoais do caso oblíquos estão "dentro" do verbo, isto é, entre o verbo no infinitivo e o restante do sufixo. Usada quando não houver algum fator de próclise e nos seguintes casos:
- Futuro do presente sem caso de próclise;
Ex: Chamar-nos-ão de hipócritas!

- Futuro do pretérito sem caso de próclise.

Ex: Dar-lhe-iam o troféu.

Ênclise

É o caso onde os pronomes pessoais do caso oblíquos estão após o verbo. Usada quando tiver:
- Orações imperativas afirmativas;
Ex: Tragam-me água.

- Gerúndio sem preposição "em";
Ex: Estiveram procurando-nos.

- Infinitivo impessoal com preposição;
Ex: Estava a ouvi-la cantar.

- Período iniciado por verbo;
Ex: Disseram-me a verdade.

- Período iniciado pela partícula "eis";
Ex: Eis-me aqui, senhor.

- Período iniciado por termo seguido de vírgula e de verbo.
Ex: Meu caro, deram-me muitas esperanças esta visita.

OBS: Em caso de dúvidas a cerca dos pronomes pessoais, segue uma tabela com todos e seus respectivos pessoas do discurso:



Locuções Verbais
Quando não há fator de próclise, nas locuções verbais de infinitivo e de gerúndio, o pronome pode ficar em qualquer lugar. Porém, nas de particípio, não pode ser após o particípio, somente antes do primeiro verbo ou entre eles. Ex: Ele se tinha casado há pouco tempo ou Ele tinha se casado há pouco tempo, sendo este último o mais comum.
Caso haja fator de próclise, o pronome poderá vir antes ou após a locução (gerúndio e infinitivo): Ele não se vai casar ou ele não vai casar-se.
No caso de locuções verbais de particípio, somente há a opção de colocar após o fator.

Comentários