Tipos de Sistemas Sexuais (Determinação Sexual)


Sistema XY
Nesse sistema, teremos que a fêmea será XX (homogamética) e o macho XY (heterogamético). 
Um exemplo de ser pertencente a este sistema é o ser humano, além de todos os mamíferos e em alguns insetos e plantas com sementes.

Sistema XO
Nesse sistema, a fêmea será XX (homogamética) e o macho X0 (heterogamético). Não confunda este sistema com a partenogênese das abelhas, onde o macho (zangão) é haploide (só possui uma cópia do cromossomo sexual, X) e a fêmea diploide (possui duas cópias de cromossomos sexuais, XX). Esta diferenciação ocorre pois os machos nascem de ovos não fecundados e as fêmeas, para existir, precisam ser fecundadas, porém, é preciso destacar que nem todas as fêmeas nascem férteis, somente as rainhas, as outras são as operárias. 
Pertence a este sistema algumas espécies de insetos, como o gafanhoto.

Sistema ZW
Nesse sistema ocorre a inversão dos valores. As fêmeas serão heterogaméticas (ZW) e os machos homogaméticos (ZZ). Neste tipo de sistema, a determinação sexual cromossômica, o sexo do embrião, é determinado pelo gameta feminino, já que o pai sempre doará para a formação embrionária o mesmo tipo de cromossomo sexual.
Excetuando as galinhas, todas as aves pertencem a este sistema e também ocorre em algumas espécies de peixes e em algumas espécies de insetos.

Sistema ZO
A inversão de valores continua neste sistema. As fêmeas serão heterogaméticas (ZO) e os machos homogaméticos (ZZ).
Pertence a este sistema os répteis e as galinhas.

Obs: Nem todos os animais possuem um sistema fixo ou com cromossomos determinantes de sexo. As tartarugas são um exemplo disso: sua determinação sexual ocorre a partir da temperatura a qual os ovos são chocados. Há vários outros sistemas além desses, porém, são menos abrangentes e costumam ser menos cobrados (muito raramente, na verdade).

Comentários