Circulação


Todos os sistemas do corpo humano trabalham em perfeita harmonia, estando sempre um dependente do bom funcionamento do outro, havendo uma relação estreita entre eles. Podemos dizer que não existe especificamente, um sistema mais importante que outro, porém se olharmos com olhos mais criteriosos podemos destacar um valor todo especial para o sistema circulatório.
A circulação é responsável pela distribuição para o corpo de gases respiratórios (gás carbônico e oxigênio), nutrientes (carboidratos, lipídeos, proteína, sais minerais, vitaminas e água) e hormônios (testosterona, progesterona, insulina, etc.), bem como o recolhimento das excreções resultantes da respiração celular. Os animais mais simples, como os poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos, não possuem um sistema circulatório organizado, como os animais mais evoluídos e maiores, porém desde o ser mais simples até o mais complexo a circulação se faz presente.
A circulação pode ser aberta ou fechada, simples, dupla, completa ou incompleta.

Circulação Aberta ou Lacunar
O sangue sai dos vasos sanguíneos e cai em cavidades denominadas lacunas ou hemoceles, onde ocorrem as trocas com as células, pois circula livremente em contato com os tecidos. Acontece nos insetos (formiga, abelha, etc.), que também apresentam um coração rudimentar.

Circulação fechada
É assim chamada quando o sangue flui exclusivamente pelo interior de vasos, sem sair destes.
Há três tipos de vasos sanguíneos:
  • Artérias – são vasos que saem do coração e que apresentam nas paredes uma túnica musculosa mais espessa do que a parede das veias, fato que auxilia o transporte do sangue rico em oxigênio para todo o corpo;
  • Veias – são vasos que chegam ao coração;
  • Capilares – são vasos muito finos, com paredes permeáveis, que se encontram entre as artérias e veias e fazem as trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Obs: nos mamíferos, embora exista algumas poucas exceções, é de uso comum falar que as artérias carregam o sangue arterial e as veias, o sangue venoso. Há quatro exceções desse caso:
As veias pulmonares carregam do pulmão ao coração o sangue com oxigênio e a artéria pulmonar faz o caminho reverso, leva do coração ao pulmão o sangue rico em dióxido de carbono.
Assim como ocorre a inversão no cordão umbilical, a veia umbilical carregam o sangue rico em oxigênio e as artérias umbilicais, o sangue venoso.


Circulação simples
Quando, numa volta completa, o sangue passa uma vez só pelo coração. Ocorre nos peixes.

Circulação dupla
Quando em cada volta completa o sangue passa duas vezes pelo coração. Ocorre nos demais vertebrados.
Circulação incompleta
Quando há mistura de sangue arterial e sangue venoso em algum ponto do sistema circulatório. Ocorre nos anfíbios e répteis.

Circulação completa
Quando não ocorre mistura dos dois tipos de sangue.
A circulação completa acontece nas aves e mamíferos. O desenvolvimento completo de um septo (membrana divisória entre duas cavidades) interventricular permitiu, nesses animais, o surgimento da circulação completa, em que o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.
A principal característica do tecido sanguíneo (sangue) é o fato de que suas células são separadas por uma grande quantidade de substância intersticial (que ocupa espaço os espaços vazios ou interstícios entre as células) líquida. Graças a esse líquido, o sangue consegue circular por todo o corpo, realizando diversas funções.
Costuma-se dividir o sangue em duas partes: uma parte líquida e uma parte sólida.
A parte líquida do sangue é chamada plasma. O plasma é uma solução aquosa, formada por água, sais e proteínas, nessa água se encontram dissolvidas várias substâncias como:

Circulação humana
Nos seres humanos a circulação é fechada, dupla e completa. O coração está dividido em quatro partes: dois átrios (aurículas) e dois ventrículos. Os átrios são as cavidades superiores, e recebem o sangue que chega ao coração. Os ventrículos que são cavidades inferiores expulsam o sangue do coração.
No átrio direito chegam as veias cavas, que trazem o sangue venoso do organismo (rico em CO2); no átrio esquerdo chegam as veias pulmonares, que trazem o sangue arterial dos pulmões (rico em O2).
Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar, que leva ao pulmão o sangue venoso; do ventrículo esquerda parte a maior artéria do nosso corpo: a aorta, que leva do coração o sangue arterial a todas as partes do organismo, e, por isso, as paredes desse ventrículo é mais espessas do que as do direito.
Os átrios, assim como os ventrículos não apresentam comunicação entre si.
Existe comunicação entre o átrio e o ventrículo da direita e entre o átrio e o ventrículo da esquerda. Essa comunicação é feita por uma válvula de cada lado, que permite a passagem do sangue somente no sentido do átrio para o ventrículo.
Válvula tricúspide: entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Válvula bicúspide ou mitral: entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

Circulação sanguínea
A função do coração é bombear o sangue para todos os tecidos e células do corpo. É um órgão musculoso, oco, de forma cônica um pouco maior do que uma mão fechada. Situa-se na caixa torácica, entre os dois pulmões, sobre o músculo diafragma, em uma região chamada mediastino.
O músculo que forma o coração é chamado miocárdio que é revestido por uma membrana dupla denominada pericárdio.
Graças aos movimentos do coração: diástole (dilatação das cavidades do coração; recebem o sangue) e sístole (contração, expulsa o sangue), o sangue é impulsionado para as diferentes partes do organismo. As regiões do miocárdio, nódulos atrioventribular (AV) e sinoatrial (SA), são regiões que geram os impulsos que determinam o ritmo cardíaco.
A pressão sanguínea máxima é determinada pela sístole do ventrículo esquerdo do coração.  
A saída do sangue venoso do ventrículo direito, através da artéria pulmonar e sua volta até o átrio esquerdo (já oxigenado nos pulmões) através das veias pulmonares, corresponde à pequena circulação ou circulação pulmonar.
A saída do sangue arterial do ventrículo esquerdo, através da artéria aorta, atingindo todo o corpo, sua volta até o átrio direito, através da veia, correspondem à grande circulação ou circulação sistêmica.


Circulação linfática
Além da circulação sanguínea, existe nos vertebrados a circulação linfática, que ocorre através de veias e capilares linfáticos. Os capilares linfáticos apresentam fundos cegos, isto é, sua extremidade é fechada, não se comunicando com os outros vasos.
Os capilares linfáticos ocorrem em todos os tecidos do corpo, onde reabsorvem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos. Os capilares linfáticos se unem, formando vasos de calibre cada vez maiores, que desembocam nas veias cavas.
A linfa, líquido que circula dentro dos vasos linfáticos apresenta assim como o sangue, glóbulos brancos, produzidos e lançados na circulação pelos nódulos linfáticos ou linfonodos.


Disfunção do aparelho circulatório
Principais disfunções do aparelho circulatório:
Hipertensão (Pressão Alta): aumento da pressão sanguínea, geralmente causada pela obesidade, fumo e ingestão de sal em excesso.
Arteriosclerose, que consiste na obstrução parcial ou total de alguns vasos sanguíneos, pelo acúmulo de substâncias gordurosas em sua camada interna.
Se a arteriosclerose atingir as artérias coronárias, consequências mais graves podem ocorrer, como: angina pectoris, enfarte do miocárdio e ataque cardíaco. Um dos procedimentos médicos em casos de obstrução de vasos sanguíneos cardíacos,  é a colocação de um tubo metálico expansível em forma de malha, denominado stent, evitando o infarto do miocárdio.
Além de serem responsáveis pelo transporte de oxigênio no percurso da aorta para a cabeça, as artérias coronárias são responsáveis de transportar nutrientes para a manutenção das funções vitais das células que compõem o tecido muscular cardíaco.

Comentários