Sistema Urinário



Aparelho urinário, conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. É formado pelos dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra, respectivamente.
Os rins são localizados na parte posterior da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. O rim é revestido por uma cápsula fibrosa que envolve o córtex renal, onde se localizam, os néfrons, que é a unidade funcional dos rins e onde é executada a tarefa de eliminar catabólitos (dependendo do organismo, é ureia, ácido úrico, amônia, gás carbônico. No caso do ser humano, a substância encontrada é a ureia e o gás carbônico, predominantemente), formando a urina. Esse processo inicia-se, de fato, com a filtração do sangue na região da cápsula renal, onde o sangue chega vi a artéria renal.

Em condições normais, a glicose, os aminoácidos (proteínas), as vitaminas e grande parte dos sais do filtrado glomerular (cápsula renal e o glomérulo renal que é formado quando a cápsula se ramifica após ser penetra pelas arteríolas da artéria renal) são reabsorvidos pelas células da parede do tubo néfrico, e devolvidos ao sangue. Em geral, em uma pessoa saudável, encontra-se os seguintes componentes na urina: água, ureia, ácido úrico e sais (em pequena quantidade).

No néfron, a água é reabsorvida a partir do hormônio antidiurético (ADH ou hormônio vasopressina). Esse hormônio é produzido no hipotálamo e armazenado na parte posterior da glândula hipófise, que o libera no sangue. O ADH, por reabsorver a água, contribui para a redução da pressão osmótica do sangue. Pode-se entender que a  redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. A etapa de reabsorção ocorre nos túbulos renais e nos ductos coletores.

Partindo dos rins, temos que cada ureter conduz a urina do rim à bexiga, da bexiga, órgão armazenador, a urina vai para a uretra, isso acontece pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra. Na uretra, finalmente é eliminada\expelida a urina para o ambiente exterior, também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.





Curiosidade:

A ingestão de bebidas alcoólicas acarreta, após algum tempo, aumento na frequência de micção, sendo eliminado um grande volume de urina. Tal fato é devido à inibição do hormônio antidiurético.

A cor amarelada da urina deve-se à presença de urobilina, substância originada principalmente pela degradação da hemoglobina de hemácias fora de função.

Outra função do rim é controlar a pressão sanguínea. Quando ela aumenta, os rins liberam renina na corrente sanguínea a qual catalisa a formação de angiotensina, que por sua vez ocasiona a vasodilatação arterial. O sistema renina-angiotensina alivia a pressão exercida pelo sangue na parede das artérias.

Comentários