Literatura: Barroco
Para
combater a Reforma, o catolicismo lança a Contrarreforma que
tinha também, além da finalidade expressa em seu próprio nome, a
de combater o semipaganismo que dominava o mundo ocidental. Esse
movimento foi entregue aos padres da Companhia de Jesus, os jesuítas,
ordem fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola.
Depreende-se
do que ficou dito que o Barroco é, antes de tudo, a arte das
oposições, geradas exatamente pelo conflito desencadeado na alma
humana pela luta entre o materialismo renascentista e o
espiritualismo medieval, entre o sagrado e o profano, o espírito e a
carne. Daí
ser o Barroco literário essencialmente antagônico, e as antíteses
constituírem sua característica mais marcante.
O
período conhecido como Barroco,
ou Seiscentismo, é constituído pelas primeiras manifestações
literárias genuinamente brasileiras ocorridas no Brasil Colônia,
embora diretamente influenciadas pelo barroco europeu, isto é, vindo
das Metrópoles.
Didaticamente,
o Barroco brasileiro tem seu marco inicial em 1601,
com a publicação do poema épico Prosopopeia, de
Bento Teixeira. As primeiras manifestações da literatura barroca
brasileira ocorreram na Bahia, centro político e comercial da
colônia durante o ciclo da cana-de-açúcar.
Todo
o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos
conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem
(antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a
religiosidade medieval e o paganismo presente no período
renascentista. Além disso, temos o Fusionismo, que é a fusão das
visões medievais e renascentistas e o Feísmo, que é a exploração
da miséria da condição humana.
Cultismo\Gongorismo
e Conceptismo\Quevedismo
Pode
se chamar de cultismo
ou gongorismo o jogo de palavras, o rebuscamento da
forma, a obsessão pela linguagem culta e erudita. É o abuso de
figuras de linguagem no texto, especialmente a metáfora, antítese e
o hipérbato. Esse estilo predomina na poesia. Já o conceptismo pode
ser entendido como a preocupação com as associações inesperadas
que seguem o raciocínio lógico e racionalista. Este é o aspecto
construtivo da arte literária barroca que se volta para o jogo das
ideias e conceitos, recorrendo à metáforas, hipérboles, paradoxos, antíteses. Esse estilo predomina em textos em prosa. A elaboração está no aspecto conceitual do texto, valorizando a construção intelectual, o conteúdo. Esse estilo predomina na prosa.
Principais
autores:
Padre
Antônio Vieira
Por
onde passou ficou, ficou conhecido por seus sermões, discursos orais
destinados aos fiéis sobre temas religiosos, bíblicos e morais.
Porém, Antônio
Vieira não
se limitou à pregação religiosa, colocando seus sermões a
serviço de suas ideias políticas e ideológicas. Foi um grande representante do conceptismo no Barroco. É um dos grandes representantes do conceptismo.
Gregório
de Matos
Graças
à sua poesia satírica, com termos de baixo calão e críticas
abertas à sociedade baiana, o poeta ganhou o apelido de “Boca do
Inferno”. Além de abordar temas clássicos do Barroco europeu,
como a religiosidade, Gregório
de Matos também
se dedicou à lírica filosófica, explorando temas como o Carpe
diem, além de utilizar de vários artifícios do cultismo.
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