Lixo (Resíduos Sólidos)


            O ambiente degradado é a manifestação concreta da degradação das relações que os homens estabeleceram entre si e que são a sustentação do nosso modelo de desenvolvimento e do nosso modo de vida
                A capacidade humana de inverter coisas novas traz benefícios, mas também causa problemas. Um dos problemas mais sérios é o esgotamento dos recursos naturais.
                Tudo aquilo que consumimos foi produzido em algum lugar, depois de consumido deveria voltar para os ciclos da natureza. Mas certas coisas que inventamos, a natureza tem dificuldade para reciclar e que, caracterizam para o homem o seu modo de vida. Além das razões biológicas, há o fator cultural. O modo de vida de cada povo acaba por exigir da natureza das coisas diferentes e com intensidades desiguais.
                A palavra lixo deriva do termo latim cinza. Na linguagem técnica é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas, os quais podem ser reciclados e parcialmente utilizados, tendo entre outros benefícios, proteção à saúde pública, economia de divisas e recursos naturais.
                Até poucas décadas, mesmo nos grandes centros urbanos, o lixo se constituía basicamente de restos de alimentos.
                Com o crescimento acelerado das metrópoles, do consumo de produtos industrializados, e mais recentemente com o surgimento dos produtos descartáveis, o aumento excessivo do lixo, a escassez de áreas para o destino final do lixo constitui um dos maiores problemas da sociedade moderna.
                A sujeira colocada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas, do ar e agravou as condições de saúde da população mundial.
Classificação do Lixo
São várias as formas de classificar o lixo.
 1.  Por sua natureza física:
Seco e Molhado
2. Por sua composição química:
Orgânico e Inorgânico
3. Pela sua origem:
Domiciliar
Comercial
Público e de Serviços de Saúde
Hospitalar
Em função de suas características merece um cuidado especial em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Deve ser incinerado e os resíduos levados para aterro sanitário.
Portos, Aeroportos, Terminais Rodoviários e Ferroviários
Constituem resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos.
Industrial
Radioativo
Espacial (lixo cósmico)
Agrícola
Entulho
Resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações. O entulho é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.
Males provocados pelo lixo
                O lixo mal acondicionado significa poluição ambiental e risco à segurança da população
             O chorume - um líquido de cor escura, odor desagradável e elevado poder de poluição, é um líquido resultante da decomposição (atividade enzimática) natural dos resíduos orgânicos, se não for drenado e devidamente tratado pode penetrar no subsolo e contaminar águas subterrâneas com metais pesados e outras substâncias danosas à saúde.
O lixo pode provocar efeitos maléficos através de:
  • Agentes físicos – é o caso do lixo acumulado às margens de curso d’água ou de canais de drenagem e em encostas, provocando o seu assoreamento e deslizamentos;
  • Agentes  químicos – a poluição atmosférica causada pela queima de lixo a céu aberto, a poluição  do solo e a contaminação de lençóis d’água por substâncias químicas presentes na massa de resíduos;
  • Agentes biológicos – o lixo mal acondicionado ou depositado em local inadequado constitui um foco de proliferação de vetores transmissores de doenças.
Tratamento e disposição do lixo
LIXÃO
                "Lixão" é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Neste caso, ocorre poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume, comprometendo os recursos hídricos. Acrescenta-se a esta situação o total descontrole quanto aos tipos de resíduos recebidos nestes locais.
ATERRO CONTROLADO
                Esse método de disposição final de resíduos sólidos urbanos utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos, cobrindo-os com uma camada de material inerte ao final de cada jornada de trabalho.
ATERRO SANITÁRIO
                A concepção de aterro sanitário está relacionada ao tratamento dos resíduos sólidos. O lixo é acondicionado em solo compactado em camadas sucessivas e coberto por material inerte, também é realizada a drenagem de gases e percolados.
O aterro sanitário é o modo mais barato de eliminar resíduos, mas depende da existência de locais adequados. Esse método consiste em armazenar os resíduos, dispostos em camadas, em locais escavados. Cada camada é prensada por máquinas, até alcançar uma altura de 3 metros. Em seguida, é coberta por uma camada de terra e volta a ser comprimida. É fundamental escolher o terreno adequado, para que não haja contaminação nem na superfície, nem nos lençóis subterrâneos. Além disso, o vazadouro deve ter boa ventilação.
COMPOSTAGEM
                A compostagem dos resíduos orgânicos é uma dos métodos mais antigos de reciclagem, é um método natural onde os materiais geralmente considerados como “lixo orgânico” são transformados em um material humificado que pode ser utilizado em hortas e jardins.
INCINERAÇÃO
                 A incineração é uma forma de tratamento de resíduos onde os materiais são queimados em alta temperatura em mistura com uma determinada quantidade de ar e um período pré determinado, com o objetivo de transformá-los em material inerte, diminuindo simultaneamente o seu peso e volume.
 RECICLAGEM
                 É um processo através do qual, materiais que se tornariam lixo são desviados para serem utilizados como matéria prima na manufatura de bens feitos anteriormente com matéria-prima virgem.

Benefícios da reciclagem:

Comentários