Literatura: Principais Autores do Naturalismo Brasileiro


Adolfo Ferreira Caminha

Um dos principais representantes da literatura naturalista brasileira foi Adolfo Caminha. Publicou sua primeira obra em 1886, intitulada "Voos Incertos".
Sua produção literária é marcada por temas de violência, perversão, homossexualidade, crimes e tragédias. A obra que merece destaque é "A Normalista" (1893) de cunho regionalista. Além disso, o "Bom Criolo"(1895) foi seu romance ousado por abordar a temática homossexual.


Aluísio de Azevedo (1857-1913)

Considerado o precursor do naturalismo no Brasil. A despeito de apresentar uma obra de caráter notadamente naturalista, alguns estudiosos afirmam que sua produção literária, muitas vezes apresenta características românticas e realistas.
Dessa forma, suas obras que merecem destaque: O Mulato (1881), Casa de Pensão (1884), O Cortiço (1890)


Júlio Ribeiro

O escritor, que ficou bastante conhecido por ter criado a bandeira do Estado de São Paulo, é autor do romance A Carne, dedicado ao escritor francês Émile Zola. Foi considerado obsceno pela sociedade da época por tratar de temas como o divórcio e o amor livre entre a protagonista, uma mulher solteira e um homem divorciado.

Raul Pompéia

Participante ativo de agitações estudantis, Raul Pompéia sempre foi ligado aos ideais republicanos e abolicionistas. Sua consagração definitiva como escritor se deu com O Ateneu. Entre suas principais obras estão, além de O Ateneu, Uma tragédia no Amazonas, Canções sem Metro e As Joias da Coroa.

Comentários