Literatura: Humanismo


O Humanismo marca toda a transição de valores puramente medievais para uma nova realidade mercantil, em que se percebe a ascensão dos ideais burgueses. Inicia-se uma retomada da cultura clássica, esquecida durante a maior parte da Idade Média; o pensamento teocêntrico é deixado de lado em favor do antropocentrismo. Na literatura representou um período de transição (escola literária) entre o Trovadorismo e o Classicismo, bem como da Idade Média para a Idade Moderna.
Assim, com a invenção da imprensa, as grandes navegações, a crise do sistema feudal (início do mercantilismo) e o aparecimento de nova classe social (burguesia), surge uma nova visão do ser humano, questionando os velhos valores em um impasse desenvolvido entre a fé a razão.

O Humanismo é um período muito rico do desenvolvimento da prosa, graças ao trabalho dos cronistas, notadamente de Fernão Lopes, considerado o iniciador da historiografia portuguesa. Outra manifestação importantíssima que se desenvolve no Humanismo, já no início do século XVI, é o teatro popular, com a produção de Gil Vicente.

Comentários