Literatura: Parnasianismo


O Realismo\Naturalismo, na poesia, chamou-se Parnasianismo. A escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda no período do Romantismo.

A teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade e deixam transparecer, em suas obras, uma espécie de impassividade, de indiferença moral. Muitas vezes pintam uma beleza exterior, arcaica, exótica. Protestam contra o individualismo e subjetivismo exagerado dos românticos e valorizam a forma do poema; usam uma linguagem extremamente elaborada, indo à procura de palavras incomuns; adotam a observância rígida das regras da metrificação. Acreditavam que, se estivesse apoiados no modelo clássico poderiam contrapor os exageros e a fantasia típica do movimento literário Romantismo.

Manifesta-se a partir da ao fim da década de 1870, sendo registrado até a Semana de Arte Moderna de 1922.
Os autores parnasianos criticavam a simplicidade da linguagem, a valorização da paisagem nacional e o sentimentalismo. Era, para eles, uma forma de subjugar os valores da poesia.
O nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o lugar mitológico onde as musas moravam.
A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”.
Entre suas características principais, estão:
  • Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.
  • Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos. Logo, exige-se do eu lírico o afastamento perante a realidade.
  • Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
  • Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos. A arte parnasiana primava a nobreza vocabular.
  • Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
  • Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica.
  • Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
  • Preferência por temas descritivos (cenas históricas, paisagens)

Além dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático, o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.
No Brasil, em 1878, em jornais cariocas, um ataque à poesia do Romantismo gerou uma polêmica em versos que ficou conhecida como a Batalha do Parnaso. Entretanto, considera-se como marco inicial do Parnasianismo no país o livro de poesias Fanfarras, de Teófilo Dias, publicado em 1882. O Parnasianismo prolongou-se até a Semana de Arte Moderna, em 1922. 
PRINCIPAIS NOMES: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira. Os três juntos formam a tríade parnasiana.
Curiosidade: a poesia parnasianista foi o principal tipo de poesia do século XIX. Isso significa que a poesia só era considerada poesia de verdade se ela tivesse as características parnasianas.



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