Literatura: Parnasianismo
O
Realismo\Naturalismo, na poesia, chamou-se Parnasianismo. A
escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada
por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda
no período do Romantismo.
A
teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento
através da autonomia da arte alheia à realidade e deixam
transparecer, em suas obras, uma espécie de impassividade, de
indiferença moral. Muitas vezes pintam uma beleza exterior, arcaica,
exótica. Protestam contra o individualismo e subjetivismo exagerado
dos românticos e valorizam a forma do poema; usam uma linguagem
extremamente elaborada, indo à procura de palavras incomuns; adotam
a observância rígida das regras da metrificação. Acreditavam que,
se estivesse apoiados no modelo clássico poderiam contrapor os
exageros e a fantasia típica do movimento literário Romantismo.
Manifesta-se
a partir da ao fim da década de 1870, sendo registrado até a Semana
de Arte Moderna de 1922.
Os
autores parnasianos criticavam a simplicidade da linguagem, a
valorização da paisagem nacional e o sentimentalismo. Era, para
eles, uma forma de subjugar os valores da poesia.
O
nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o
lugar mitológico onde as musas moravam.
A
denominação da escola literária se deve também à primeira
publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”.
Entre
suas características principais, estão:
- Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.
- Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos. Logo, exige-se do eu lírico o afastamento perante a realidade.
- Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
- Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos. A arte parnasiana primava a nobreza vocabular.
- Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
- Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica.
- Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
- Preferência por temas descritivos (cenas históricas, paisagens)
Além
dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático,
o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição
ao individualismo dos romancistas.
No
Brasil, em 1878, em jornais cariocas, um ataque à poesia
do Romantismo gerou
uma polêmica em versos que ficou conhecida como a Batalha
do Parnaso.
Entretanto, considera-se como marco inicial do Parnasianismo no
país o livro de poesias Fanfarras,
de Teófilo Dias, publicado em 1882. O Parnasianismo prolongou-se até
a Semana de Arte Moderna, em 1922.
PRINCIPAIS
NOMES: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira. Os três
juntos formam a tríade parnasiana.
Curiosidade:
a
poesia parnasianista foi o principal tipo de poesia do século XIX.
Isso significa que a poesia só era considerada poesia de verdade se
ela tivesse as características parnasianas.
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